Nossa equipe tem um arborista certificado pela ISA.

Jardim Arte

Poda de Árvores

Tipos de poda

Todas a árvore adulta urbana vai exigir poda periódica, mas a frequência depende da espécie, idade da árvore e a localização. As árvores jovens precisam de poda frequente para desenvolver uma estrutura de ramificação forte.

A quantidade de poda necessária também está relacionada com a localização do plantio. Árvores localizadas perto de linhas de serviços públicos gerais ou calçadas precisam de atenção mais frequente. Escolhendo uma espécie que é compatível com o local vai ajudar a reduzir a frequência de poda e custos relacionados.

Sempre consultar um profissional arborista, para plantar a árvore certa no local certo.

Com técnicas internacionalmente consideradas como boas práticas pela Internacional Society of Arboriculture – ISA, e pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU.

Conduzimos podas com ciência, técnica e segurança, corrigimos de acordo com determinadas finalidades, o desenvolvimento anormal da planta, sem alterar sua arquitetura própria. Seguimos as mais recentes diretrizes propostas pela comissão de especialistas da Agência Brasileira de Normas técnicas na NBR 16246 – 1 de 2013 para estes procedimentos.

Poda de Desbaste

Retirada seletivos de galhos diminuindo a densidade da copa para aumentar a penetração da luz na copa e reduzirão sua resistência ao vento.

Poda de Elevação

Retirada de galhos mais baixos que obstruem ruas ou calçadas.

Poda de Redução

Técnica de poda utilizada para reduzir a altura da copa de uma árvore. 

Poda de Restauração da Copa

Remoção específica de galhos, brotos, e tocos de árvores e arbustos que tenham sido submetidos a poda drástica ou danificados por tempestades.

Poda de Palmeira

A maioria das podas das palmeiras é feita para a remoção de folhagens secas (ou que estão secando), inflorescência (flores) e/ou cachos frutíferos, principalmente aqueles que podem se tornar um risco em potencial às pessoas. A poda é normalmente feita, pelo menos, duas vezes ao ano. Não é recomendado a utilização de esporas de escalada para podar palmeiras, pois eles ferem seu tronco. A Jardim Arte possui equipamento para escalar palmeiras que não danificam o tronco. Com a escolha cuidadosa da palmeira, um plantio adequado e a manutenção regular, sua palmeira poderá se tornar uma parte bonita da sua paisagem por muitos anos.

Poda de limpeza

Retirada de galhos mortos, frágeis ou deteriorados, apresentando risco iminente de queda.

Vantagens da poda correta

  • Sobrevida da árvore.
  • Valorização do imóvel? Cada real investido em uma árvore valoriza 4 no imóvel.
  • Aumento da segurança

Dicas e curiosidades

Como proteger uma árvore contra raios

Raio pode danificar ou mesmo destruir as árvores, e os incêndios resultantes podem levar à destruição de florestas e casas...

Leia Mais

Como as árvores se curam?

Árvores e plantas lenhosas não curam os ferimentos. A ferida cicatrizada teve o tecido reparado ou substituído, o que seria evidenciado por uma crosta ou cicatriz na casca...

Leia Mais
Ver Todas
AntesDepois

Poda - Antes e Depois

Poda de limpeza e redução de copa, para ter uma árvore bela e segura.

Poda de Limpeza de Flamboyant

Poda de limpeza de Flamboyant.

AntesDepois

Poda de Limpeza - Antes e Depois

Esse trabalho foi executado pela Jardim Arte. Foram retiradas parasitas (ervas de passarinho), galhos secos e uma poda de redução de copa.

AntesDepois

Poda de Falsa Seringueira - Antes e Depois

Poda de falsa seringueira (redução de copa). Seguindo normas ABNT NBR 16.246-1

Poda de Plátano

Poda de Plátano.

AntesDepois

Poda de Cerejeira do Japão - Antes e Depois

Esta árvore foi cuidada pela Jardim Arte, uma bela cerejeira do Japão (prunus serrulata). A origem dela é do Japão. Essa foi tirada hoje pela manhã na cidade de Blumenau - SC.

AntesDepois

Poda de Limpeza de um Flamboyant - Antes e Depois

Poda de limpeza de um Flamboyant.

É possível salvar uma árvore?

Sim. Através de uma avaliação minuciosa um arborista qualificado é capaz de diagnosticar as causas de decadência de uma árvore e prescrever o melhor protocolo para seu tratamento e reabilitação.

Muitas vezes as condições do local onde uma arvore se encontra não fornece o necessário para um bom desenvolvimento diminuindo assim o seu vigor e favorecendo o ataque de pragas e patógenos. Características físicas e químicas do solo, condições climáticas, a presença de espécies competidoras são exemplos de fatores do local que podem prejudicar uma árvore.

Ações antrópicas como podas mal realizadas, plantio inadequado, soterramento de colo, impermeabilização da zona de enraizamento também são fatores externos que afetam diretamente a saúde de uma árvore.

Além dos fatores externos a arvore ainda pode desenvolver configurações como galhos angulados, forquilhas em “V”, casca inclusa que são associadas a maiores taxas de quebra.

Um bom profissional levará em conta todos esses fatores e traçará a melhor estratégia para prolongar a vida de uma árvore.

Por que fazemos diferente

Segurança

Segurança

Uma das principais preocupações da Jardim Arte é a segurança de seus colaboradores e de seus clientes, para isso toda a equipe possui as devidas capacitações em Trabalho em Altura (NR 35), uso de Motosserra com Segurança (NR 12), Avaliação Preliminar de Risco, Técnicas de Poda (ABNT 16.246-1), dentre outros, bem como, uso de Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC’s e Equipamentos de Proteção Pessoal – EPI’s e procedimentos de segurança adequados a cada trabalho realizado. 

Técnica

Técnica

A Jardim Arte, possui e pratica as técnicas mais atualizadas de manejo e cuidados com árvores, técnicas que são empregadas pelas grandes empresas do mercado de Arboricultura e técnicas recomendadas pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU e pela International Society of Arboriculture – ISA.

Para isso, a nossa equipe está sempre se atualizando, capacitando-se e utilizando as tecnologias mais adequadas aos nossos trabalhos, buscando sempre a excelência para atender melhor os nossos clientes. 

Experiência

Experiência

A Jardim Arte possui 21 anos no mercado e a cada ano que se passa vem ganhando mais experiência, melhorando sempre e hoje possuindo uma equipe capacitada, estruturada, experiente e principalmente gostando do que faz.