Nossa equipe tem um arborista certificado pela ISA.

Jardim Arte

Especialistas em arborização cuidam de figueira centenária em Florianópolis

Especialistas em arborização urbana estão cuidando da saúde de um dos mais importantes cartões-postais de Florianópolis.

Ela merece toda admiração, e cuidados também. Com cerca de 150 anos, a Figueira da praça XV, bem no centro de Florianópolis, sente o peso da idade e está usando "muletas".

“A condição de vida de uma árvore na cidade é bem diferente dela na mata. Na mata ela tem tudo que ela precisa. Já aqui na cidade ela requer alguns cuidados especiais, e é o que a gente faz. Nós somos como os médicos das árvores”, diz o biólogo Paulo Garbugio.
E como médicos fizeram um check-up minucioso nela, do tronco à copa. A análise das folhas e do solo indicaram que árvore precisava de uma dose extra de nutrientes. O arborista Flávio Leandro Mendes é o único brasileiro com certificação internacional para este tipo de trabalho.

“Já escalei muitas árvores pelo Brasil, pela América do Sul, mas poder escalar, trabalhar nessa vozinha aqui, na nossa árvore, uma árvore tão especial, é espetacular”, diz.
O trabalho é uma parceria entre a prefeitura e a iniciativa privada. Os galhos ocos e podres que pesavam na figueira foram cortados. Os maiores - 30 deles sustentados por escoras - passaram por tomografia e estão em boas condições. Só que algumas das escoras machucam a figueira.


“A gente concluiu que a gente consegue tirar metade delas sem comprometer a segurança das pessoas, diminuir essa poluição e como vantagem garantir a beleza da nossa querida figueira aqui na praça”, explica o engenheiro florestal Charles Coelho, responsável pelo projeto.

Não há morador de Florianópolis que não conheça essa árvore majestosa. O curioso é que, até hoje, ninguém sabe ao certo se ela foi levada para lá com ou se é nativa da região. Esses mistérios estão com os dias contados.

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina acabaram de fazer o sequenciamento genético da figueira. A partir dele é possível identificar a espécie dela e saber que parte do Brasil ou do mundo ela veio.

“Agora, nós vamos pegar essa informação e comparar com o banco de dados que tem sequências de figueiras do mundo todo. Essa é a parte mais trabalhosa, mas pode ter certeza que desse laboratório vai sair a carteira de identidade da figueira da XV”, diz o professor de biotecnologia da UFSC Valdir Stefenon

Os pesquisadores também estão produzindo clones da figueira.

“A gente brinca aqui no laboratório que esses clones de figueira são os pandas de Florianópolis. Assim como a China tem a sua política com as nações amigas de doar pandas para diplomacia, agora, Florianópolis também pode doar um clone da figueira da praça XV”, afirma o engenheiro agrônomo Thiago Ornellas.

E sobre a saúde da paciente, os admiradores podem ficar tranquilos.

“As análises nos mostraram que a nossa velha senhora está muito bem de saúde e ela está respondendo muito bem aos tratamentos. A gente acredita que ela vai ter mais longos séculos ainda pela frente”, diz o biólogo Paulo Garbugio.

Veja a matéria em vídeo no link a seguir: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/03/18/especialistas-em-arborizacao-cuidam-de-figueira-centenaria-em-florianopolis.ghtml