Nossa equipe tem um arborista certificado pela ISA.

Jardim Arte

14/12/2022 - Árvore centenária recebe ajuda curiosa para continuar de pé no Centro de Blumenau

Figueira às margens do Itajaí-Açu, no deck do Museu da Cerveja, virou atração de Natal. 

Quem chega na área externa do Museu da Cerveja de Blumenau não fica alheio a ela. Não só pelo tamanho da imponente figueira, mas por um detalhe que desperta a curiosidade: a árvore tem bolsas de soro espalhadas pelo tronco, como se estivesse em um hospital a céu aberto. Foi a alternativa encontrada para mantê-la saudável. O tratamento especial tem dado resultados e desde o último fim de semana a centenária virou também atração de Natal ao ser enfeitada com 350 metros de luzes.

Se a figueira do biergarten do Museu da Cerveja pudesse falar, contaria todas as mudanças que um pedaço importante do Centro de Blumenau passou. Em fotos feitas em 1914 a planta já estava lá, gigante ao lado do Clube Náutico América. Atualmente, a árvore tem mais de 20 metros, diz o arborista e responsável pelos cuidados dela, Flávio Mendes.


Figueira no século passado


Soros que "alimentam" árvore com vitaminas

Desde janeiro ele acompanha a árvore para entender quais são as necessidades da planta. As ações de cuidado já foram desde o diagnóstico até podas estudadas e tratamentos no solo. As bolsas de soro penduradas se conectam ao caule. Flávio explica que a técnica de endoterapia vegetal está diretamente ligada ao xilema, uma espécie de “artéria da árvore”, e facilita a aplicação de vitaminas necessárias para a manutenção da planta.

A figueira não foi ignorada em nenhum momento pela administração do museu. Tanto que o projeto arquitetônico inicial previa cinco lojas na parte de fora do imóvel. Porém, para isso, uma parte importante da árvore teria de ser cortada. Os gestores recuaram e decidiram manter apenas três dos cinco estabelecimentos, priorizando a companheira centenária. Agora, a figueira embeleza e traz muita sombra ao deck do museu.

Mais em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/arvore-centenaria-recebe-ajuda-curiosa-para-continuar-de-pe-no-centro-de-blumenau